4 de setembro de 2017
A Contabilidade Fiscal
A Contabilidade Fiscal envolve toda a tributação a qual a empresa está sujeita. Ela baseia-se nas normas fiscais estabelecidas pela lei e é responsável pelo registro das operações para a apresentação de declarações e o pagamento de impostos. Portanto, o contador é o responsável por fazer a ponte entre as empresas e as entidades governamentais.
É o departamento fiscal que dirá qual o regime ideal de uma empresa, ou seja, em qual modalidade de tributação ela está inserida. Em geral a definição diz respeito ao faturamento da empresa. Os mais comuns são:
Lucro real;
Lucro presumido;
Simples nacional;
A escolha errada pode significar pagar mais impostos. Por isso o departamento deverá avaliar o histórico da empresa e ter noção de como será o próximo ano fiscal.
E, por falar em impostos, cada tributo tem seu cálculo específico. Todo mês é feita a apuração e são geradas as DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e as guias de pagamento.
Esses cálculos são bastante trabalhosos. As alíquotas (percentuais com que um tributo incide sobre o valor de algo) variam de acordo com a atividade desempenhada, podem variar de estado para estado e também de produto para produto.
Continue lendo em: REDE JORNAL CONTÁBIL