29 de agosto de 2017
Um futuro de novidades na contabilidade
Quem acompanha o blog para Contadores da ContaAzul, leu recentemente um divertido artigo escrito por Ronaldo Dias sobre o futuro da contabilidade. Com muito bom humor, ele descreveu o que espera para os próximos anos na profissão.
Ainda que o texto de Dias tenha sido escrito em tom de brincadeira, ele deve ser aproveitado para fazer uma reflexão. Afinal, que novidades na contabilidade o futuro reserva? O que deve mudar na forma de trabalho do contador, nas necessidades do cliente, nas demandas do mercado e nas ações dos concorrentes. Você está preparado?
A partir de agora, vamos destacar algumas das tendências aguardadas não apenas para acontabilidade no Brasil, como em todo o mundo. A partir de pesquisas e da opinião de especialistas, reunimos diferentes expectativas, mas um só ponto de vista: nada será como antes e essa revolução já teve início.
Afinal, você sabe bem, o cliente de hoje não é o mesmo de ontem. O seu modo de operacionalizar as demandas também mudou. A contabilidade digital já é uma realidade, mas isso é só o início. Está pronto para embarcar nessa jornada?
Previsão de sol entre nuvens
Se o presente já é da computação em nuvem, nos próximos anos, será obrigatoriamente por via online que sua operação irá se concentrar. É lá que estará seu sol e o único caminho para crescer. Afinal, o armazenamento físico caminha a passos largos para deixar de existir.
A relação entre a nuvem e a contabilidade digital é óbvia. É muito mais prático, rápido, fácil e seguro manter as informações contábeis de seus clientes em potentes data centers à prova de falhas e de cibercriminosos do que no computador da sua empresa ou, pior ainda, guardadas em gaveteiros ou caixas de papelão.
Isso sem falar na facilidade de acesso, que se dá de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet.
Mas nada disso se encaixa entre as novidades na contabilidade, pois já faz parte do presente. Então, onde elas estão? Nas oportunidades que irão se abrir a partir dessa tecnologia. Como você vai conferir nas dicas seguintes, a computação em nuvem guarda relação com muitas das tendências que vêm por aí.
O fim dos escritórios
Não, não é uma previsão apocalíptica. Estamos falando apenas de uma consequência natural que diz respeito a novas relações de trabalho. Como uma novidade futura da contabilidade, os escritórios, aos poucos, serão substituídos pelo trabalho remoto, o popular home-office.
Em parte, isso se dá pelo avanço da computação em nuvem. Ela é a tecnologia que permite que o contador e toda a sua equipe se mantenham conectados e em um contato tão próximo como se estivessem na mesma estação de trabalho. Ou até mais do que isso, pois permite visualizar e editar documentos simultaneamente.
Outro fator a contribuir com o home office na contabilidade vem da recém-aprovada Reforma Trabalhista. O texto já publicado, e que começa a valer em novembro, regulamenta o trabalho remoto. Quem se organizar para isso sai na frente, reduz custos e pode até elevar a produtividade.
Quer um exemplo? No Canadá, a empresa LiveCA LLP se tornou a primeira do setor contábil no país a “não existir fisicamente”. Todos os seus colaboradores trabalham de casa. Eles gerenciam arquivos na nuvem e atendem clientes pela webcam.
E se a moda pega? Vai pegar, pode apostar.
Contabilidade sob demanda
Há vários estudos e artigos de opinião assinados por especialistas em todos os cantos do mundo que apontam para uma nova realidade. A perspectiva é de que muitos clientes passarão a jato por escritórios de contabilidade. Em vez de relacionamentos duradouros, esse perfil seria composto por demandas pontuais e eventuais.
É aí que surge a contabilidade sob demanda. Quem souber identificar as oportunidades, pode oferecer serviços específicos, alguns deles em tempo real. A velocidade, aliás, é uma marca desse tipo de oferta. O mercado, cada vez mais, ruma para a instantaneidade. Assim, os pedidos de parte de seus clientes seguirão o mesmo caminho.
Uma nova contabilidade colaborativa
Aqui, a nuvem ataca de novo. Não se trata apenas de poder acessar documentos a qualquer momento e de qualquer lugar. Isso não é novidade na rotina contábil. Estamos falando do fluxo de trabalho baseado em nuvem. Mas o que isso significa?
Acabamos de falar do caráter instantâneo das relações com os clientes, lembra? Então, isso se dará em breve não apenas a partir de demandas eventuais, mas em todos os serviçosoferecidos pelo escritório. A melhor forma de entender talvez seja com um exemplo.
Pense na construção de uma análise financeira a quatro mãos. A particularidade é que o contador está em sua casa, enquanto o cliente na própria empresa. Mas eles compartilham a tela, atualizam informações no mesmo documento, conversam como se estivessem frente a frente. Juntos, encontram a solução ideal. Tudo por via online.
Em artigo publicado no ano passado no site AccountingWeb, Rob Nixon, CEO da australiana Panalitix, sugeriu entre as novidades da contabilidade a adoção do modelo Uber. A proposta é tornar o processo mais transparente, acessível e operacional em tempo real.
Veja só o que ele diz:
“Como Uber, eles (os contadores) estão gerando uma nova e inovadora opção em um mercado limitado e muitas vezes frustrante. Empresas inteligentes respondem a esse novo papel com os braços abertos.”
E completa: “Seus clientes precisam de informações financeiras em tempo real em cada decisão, pois seu sucesso depende disso. Os contadores que fornecem esse serviço-chave, em suma, serão indispensáveis.”
Fonte: Rede Jornal Contábil